Transporte em Nova York

Transporte em Nova York 
Nova York, definitivamente, não é uma cidade para ser vista de dentro de um carro fechado. É um lugar para andar pelas ruas, admirando os edifícios, fazendo parte do movimento de pedestres, observando as lojinhas e a cada passo descobrir algo novo. As caminhadas, aliadas às viagens de metrô são as melhores formas de circular pela cidade, principalmente para quem circula por Manhattan. O trânsito pode ser caótico e congestionado, especialmente em horário de pico, por isso sempre se programe e saia com antecedência caso tenha que circular pelas ruas de carro ou táxi. 

Manhattan, que é onde Nova York "acontece", tem uma organização bem fácil para se localizar. As avenidas cortam a ilha verticalmente e as ruas cortam horizontalmente. As avenidas "crescem" de leste (east) para oeste (west); são elas: 1st Avenue, 2nd Avenue, 3rd Avenue, Lexington Avenue, Park Avenue, Madison Avenue, 5th Avenue, Avenue of the Americas (6th Avenue), 7th Avenue, 8th Avenue, 9th Avenue, 10th Avenue, 11th Avenue e 12th Avenue. Já as ruas, que são númeradas em 1St, 2St etc., crescem do sul para o norte da ilha. Quando algo fica na parte sul de Manhattan, nos referimos a ela como "Downtown" e quando algo fica no norte (parte de cima da ilha), "Uptown". Por isso, quando queremos entender um endereço, muita gente usa referências, como "9th Avenue, entre 33St e 34St - assim fica mais fácil se localizar. 

Caminhada
Caminhar é uma ótima maneira de circular por Nova York e a pé você tem a oportunidade de conhecer melhor os bairros ou ver algo diferente que não esperava encontrar pelo caminho. Caminhar é um dos prazeres e atividades mais legais a se fazer na cidade, inclusive, sentar-se em um café e observar o movimento da rua é sempre algo muito interessante de se fazer. 
Permita-se perder-se em bairros como Soho e Chelsea e, quem sabe, encontrar alguma novidade ao longo do caminho. 

Ter calçados confortáveis são muito importantes para quem viaja a NY. Caminhar faz parte do dia a dia do turistas e de quem vive por lá. 

Subway - Metrô
O sistema de metrô de NY é eficiente, mas não é moderno e nem muito limpo. A verdade é que ele cumpre a função de levar seus passageiros e pronto. Não espere encontrar vagões modernos e estações de metrô bem cuidadas, não é bem essa a realidade. 
As linhas de metrô cortam Manhattam de norte a sul e, ocasionalmente, se encontram. Os trens seguem sempre o sentido Downtown (parte de baixo de Manhattan) ou Uptown (parte de cima de Manhattan). As linhas costumam seguir o trecho norte-sul e não o leste-oeste, então, se você está em um ponto no extremo leste de Manhattan e deseja ir ao extremo oeste, provavelmente uma única linha de trem não servirá, e às vezes, dependendo do caso, pode valer mais a pena ir a pé do que utilizar o metrô.

Ônibus 
Muita gente nem lembra dos ônibus, mas eles são uma boa maneira para circular por Manhattan, embora, assim como os carros, sofram com o trânsito. Os ônibus param em pontos específicos ao longo de seus trajetos e nem todas as linhas utitlizam os mesmos pontos de parada. Para esperar por um ônibus você deve procurar por uma placa indicativa que sinalize exatamente o ônibus que você quer pegar. Os ônibus custam $2,75  e,
quem tem o passe ilimitado do metrô, pode usar os ônibus ilimitadamente também. 
Os ônibus são também uma boa ideia para ir para cidades próximas de Nova York ou locais que ficam mais distantes de Manhattan. O principal local para pegar ônibus "intermunicipais", como chamamos no Brasil é o Port Authority Bus Terminal, que fica junto à estação de metrô da 42St, em Manhattan. Através desse terminal é possível comprar passagens de ônibus para diversos locais dos Estados Unidos, incluindo Atlantic City, New Jersey e locais para compras como o Jersey Gardens e Woodbury. Veja aqui informações sobre o terminal de ônibus Port Authority.
Táxi 
Os táxis são quase um patrimônio de NY. Como não reparar nos milhares de veículos amarelos que correm nas ruas da cidade diariamente? Eles estão em todo lugar e são um bom meio de transporte para rodar por NY, basta esticar o braço que logo um táxi irá parar perto de você. Em dias de chuva ou em locais de muito movimento, eles são bem disputados, mas a frota de táxi na cidade é realmente impressionante. Seu preço é bem razoável, principalmente quando você não tem que fazer longos trajetos; o lado negativo dos táxis é que, como os outros carros, eles sofrem com o trânsito. 
Os táxis amarelos funcionam com taxímetro e vários deles estão equipados com televisores nos bancos, que permitem que você acompanhe o valor que está sendo cobrado. Alguns televisores são touchscreen e você pode tocá-los para pedir o recibo da corrida ou para definir se irá pagar em dinheiro ou cartão de crédito. A tarifa regular das corridas começa a $2,50 e cresce $0,40 a cada 320m. Um imposto também é cobrado e adicionado ao valor final da corrida. Vale sempre pedir para o taxista pegar um caminho que você considera que está mais vazio - para saber como está o trânsito, procure utilizar aplicativos no celular como o Google Maps. 
Em cidades grandes como Nova York, o ideal é que você saiba exatamente o endereço de onde quer ir; em qual avenida, rua e bairro fica o estabelecimento, pois nem sempre os taxistas estão familiarizados com os locais a ponto de chegar apenas pelo nome. Tenha sempre em mãos o endereço completo de onde você quer ir, ou use pontos de referência bem famosos, como praças e edifícios conhecidos, ao invés de simplesmente dizer o nome de um restaurante ou hotel onde quer ser deixado. 

Para ter uma noção de quanto irá pagar em uma corrida de táxi, clique aqui.
Não se esqueça que dar gorjeta (tip) é muito comum nos Estados Unidos e ela é dada inclusive nos táxis. O valor da gratificação é de cerca de 15% a 20% do valor da corrida. 
Trem - O sistema ferroviário é uma boa alternativa para quem quer visitar cidades vizinhas de Nova York. Em alguns casos, é possível até fazer um bate-volta para alguma cidade próxima, indo de manhã cedo e voltando no fim do dia. Quem quer utilizar os trens que partem de Nova York deve ir até a Penn Station, onde se pode comprar a passagem e em seguida embarcar no trem. Uma vantagem de utilizar os trens é que não é necessário chegar à estação com muito tempo de antecedência, basta estar no local alguns minutos antes. Para mais informações, clique aqui.
Path - O Path é um sistema de trens utilizado para quem deseja ir de Manhattan a New Jersey e vice versa. Esse meio de transporte não funciona com o metro card, cartão recarregável utilizado no transporte de NY, e você deve adquirir suas passagens à parte, de acordo com quantas viagens deseja fazer. Não é um tranporte tão difundido quanto o metrô e possui um número bem inferior de estações, mas para quem se hospeda em New Jersey e quer diariamente ir a Nova York passear, utilizar o Path é uma opção rápida.